top of page

São Paulo recebe festival IPA Day com 40 rótulos artesanais

Evento em homenagem ao estilo repleto de personalidade e história terá oito horas de open bar, atrações musicais, artísticas e gastronomia que remetem à cultura urbana da capital


Foto: Divulgação (Marcos Weiske)
Foto: Divulgação (Marcos Weiske)


O festival IPA Day SP será realizado neste sábado, 9 de agosto, no Espaço Fabriketa, no bairro do Brás, em São Paulo. O encontro reúne desde 2019 centenas de fãs de cervejas artesanais, em especial das India Pale Ale, estilo celebrado internacionalmente no início de agosto.


Serão 40 rótulos disponíveis em formato open bar, dos quais 19 são lançamentos com receitas inéditas. O line-up cervejeiro soma 17 subestilos da India Pale Ale, garantindo uma ampla diversidade de sabores, cores e intensidade ao longo das oito horas de evento, que também inclui água à vontade e uma praça de alimentação.


As opções de cervejarias contemplam desde versões sem álcool até IPAs com 12% de teor alcoólico, passando por subestilos como West Coast, NEIPA, Juicy, Session, Cold IPA, Black IPA e Kveik IPA. O objetivo da curadoria é mostrar a diversidade sensorial do estilo, nascido na Inglaterra e adotado em todo o universo das craft beers.


Urbanidade


A programação cultural será distribuída em três praças, com atrações que incluem artistas cujos palcos costumam ser as ruas da cidade. “A ideia é valorizar a urbanidade paulistana, que está representada desde o espaço físico; um edifício tombado por sua relevância para a história industrial da cidade; até nas músicas, performances e em toda a comunicação”, explica Rafa Moschetta, idealizador e produtor do evento.


Apresentam-se no IPA Day São Paulo as bandas Canvas, Nokaos, The Moon Riders, Mother Trouble, Versão 2, Sweetgrass & Steel, Speedy Victor Duo e Cucamonga, além de DJs convidados. O evento também contará com intervenções artísticas de grafite e de artistas de rua.


Este ano o copo colecionável do evento, incluído no ingresso de todos os participantes é assinado pelo artista Garu, com mais de duas décadas de trajetória. Conhecido por seu estilo geométrico e composições vibrantes que misturam natureza e urbanidade ele também criou a ilustração da camiseta do IPA Day, disponível para venda no evento. Garu estará presente ao vivo, pintando um painel colaborativo com o artista @lel1n.


Foto: Copo IPA Day SP 2025
Foto: Copo IPA Day SP 2025

“Esta edição marca um novo passo na trajetória do IPA Day. Ampliamos nosso alcance, transformando o festival em uma plataforma de cultura urbana que conecta a cerveja artesanal com a arte e a diversidade das ruas”, completa Moschetta.


Liderança feminina


O festival adotou, este ano, o selo “Eu Apoio Negócios Criados e Liderados por Mulheres”, parte do projeto “Criado por Elas, Liderado por Elas”, idealizado por Luiza Tolosa, da Cervejaria Dádiva. Nove rótulos produzidos por marcas com protagonismo feminino receberão a identificação.


A iniciativa complementa os esforços do festival para ampliar, ano a ano, a participação e a presença feminina no evento, o que se reflete em um público composto por 37% de mulheres e em diversas das atrações artísticas.


História e Inovação


O termo India Pale Ale começou a ser utilizado nos anos 1820, no Reino Unido, para designar cervejas especiais, como as que eram enviadas para as colônias britânicas. As IPAs de 200 anos atrás já eram mais fortes e alcoólicas, devido à carga extra de malte, e também mais amargas, por suas generosas doses de lúpulo.


Seu alto teor de álcool e a dose adicional de lúpulo — um conservante natural, graças ao seu poder bacteriostático — ajudavam a bebida a suportar melhor as altas temperaturas na região do Equador ao longo dos seis meses de viagem, além das condições microbiológicas tanto da cerveja quanto dos barris de madeira.


“Redescoberta” a partir do movimento inglês Campaign for Real Ale, nos anos 1970, as IPAs ganharam o mundo. Das equilibradas e maltadas British IPAs, começaram a surgir, nos anos 1990, diversas variações, como American IPA, West Coast IPA, Red IPA, White IPA, Black IPA, Hazy IPA, New England IPA, Session IPA, Double IPA, Cold IPA, entre outras.


Programas de melhoramento genético de lúpulo, novos países produtores do insumo, novas técnicas de fabricação, equipamentos e receitas alimentaram a crescente demanda do mercado consumidor por novidades. No IPA Day SP, as receitas incluem blend com whiskey, versões com flor de sal e até coco, entre outras.


IPA Day


O festival IPA Day Brasil nasceu em Ribeirão Preto, em 2012, quando ainda havia poucas opções de cervejas desse estilo no país. Sua primeira edição, realizada no Centro de Distribuição da Cervejaria Colorado, reuniu todas as IPAs comerciais do Brasil. Desde então, o festival cresceu — e o mercado de IPAs também. A edição nacional, IPA Day Brasil, é realizada anualmente em Ribeirão Preto, no mês de novembro. A edição paulista, o IPA Day SP, realizada tradicionalmente em agosto com rótulos estaduais, foi criada em 2019 e sempre tem seus ingressos esgotados. Internacionalmente, o Dia da IPA é comemorado na primeira quinta-feira de agosto.


Serviço

IPA Day São Paulo 2025


Espaço Fabriketa – Rua do Bucolismo, 81, Brás, São Paulo – SP

9 de agosto (sábado)

Das 14h às 22h

Ingressos e informações: https://ipaday.com.br 

Comments


Assine nossa newsletter!

Quer receber as últimas postagens do Blog? Quer saber o que está rolando no mundo cervejeiro?

Coloque seu e-mail em nossa lista e saiba tudo em primeira mão!

Obrigado(a)

©2024 por Na onda do Malte. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page