Meu item de coleção: Copo Samuel Adams
- Renato Alves
- 12 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de jul. de 2023
A minha história com este item memorável na coleção de copos e taças

Foto: meu copo da Samuel Adams
Começando aqui um quadro que queria muito publicar que é falar sobre os itens cervejeiros de colecionadores. O que eles guardam? Como guardam? Do que vivem? Como resistem guardando tudo?
Bom, esse papo você verá por aqui...
Vou começar. Eu desde que iniciei essa saga com o Na onda, sempre guardava uma coisa ou outra de item cervejeiro. Desde bolachas, garrafas e latas (disso eu desisti pois ocupa um espaço imenso rs), abridores e por aí vai... mas tem um acessório que não larguei mão desde sempre: copos e taças.
Sempre que tem uma promoção, algum amigo vendendo, evento ou alguma viagem, sempre busco uma novidade. Ah Renato, mas para quê tanto copo: para ser feliz quando você pode escolher um para degustar!
Ocupa espaço? Ocupa. Mas se ajeitar direitinho sempre cabe mais um. É prazeroso. Preciso recontar minha coleção, da última vez estava beirando 300😅
O item que separei aqui para falar é sobre um icônico e peculiar copo: o da Cervejaria Samuel Adams, de Boston, Estados Unidos. A Cervejaria tem Origem em 1984 por Jim Koch. O nome da cerveja é em homenagem à um dos mais revolucionários patriotas americanos. É produzida pela Boston Beer Company e conta com diversos rótulos, além da lendária Boston Lager.
A minha história se passa em Abril/2017, onde eu recebi uma missão para viajar a Boston e cubrir um evento de tecnologia que a minha empresa elaborou. Tive que participar levando clientes e consultorias para reuniões, palestras e ações com executivos. Uma experiência e tanto!
Uma das coisas que gosto de fazer em viagens é programar algum passeio ou ação fora da agenda de eventos. E deu a calhar de fazer a visita na Boston Beer Company.

Foto: Fachada da fábrica da Samuel Adams
O Tour é aberto ao público (consulte o site para saber os detalhes)
Imagens do tour Samuel Adams realizado em Abril-2017
É muito bacana relembrar essa visita. E o que é mais legal sempre é ter um item te faz lembrar do que foi vivido para ter ele. Por isso que uma coleção tem um significado especial. Por isso este copo tem um espaço especial na minha coleção.
Ainda sobre o copo, ele tem o carinhoso nome de "Perfect Pint Glass", criado em parceria com a TIAX, uma empresa que acolhe e desenvolve projetos em produtos comercializados, localizada em Lexington, Massachusetts. Em 2007, através de uma pesquisa e ideações que Jim Koch tinha para elaborar um copo que pudesse entregar o melhor sensorial das cervejas Samuel Adams, passou a missão com a TIAX que entregou algumas ideações que melhor se encaixavam na proposta. A fabricante alemã de artigos de vidro Rastal moldou um vidro que melhor atendeu aos critérios desenvolvidos pela TIAX. O copo é projetado para realçar o sabor de uma Samuel Adams Boston Lager e apresenta uma forma mais curvilínea, paredes mais finas, borda com contas e lábio voltado para fora. O design do pescoço e bocal ajuda a reter o aroma do lúpulo e a sustentar a espuma. O bocal cria turbulência para liberar sabor e aroma conforme a cerveja entra na boca. Um local de nucleação gravado a laser dentro do vidro cria bolhas para liberação constante de aroma. Tanto que há uma página especial no site da Samuel Adams falando sobre o copo.
E você, qual item cervejeiro mais tem apreço pela história e pela lembrança?
Ah, fica ligado que vamos ter convidados nesta coluna contando suas histórias! Se quiser fazer parte, me chama que será um prazer ter sua história por aqui.
Comments